Existe uma série de fatores que podem estar afetando o aspecto da sua cozinha, fazendo com que ela pareça velha e antiquada. Entre eles estão a má iluminação, a paleta de cores, pouco número de janelas ou até mesmo as paredes, que limitam e sufocam o espaço. Esse é o caso desta cozinha reformada, a seguir. Além de já transmitir uma aparência ultrapassada, ela também já começava a mostrar falhas em sua funcionalidade.
Para solucionar esse problema, a arquiteta Inna Kovalinskiy foi chamada para dar uma repaginada total no cômodo. “Aquela cozinha já estava velha e disfuncional. Os armários estavam caídos, as bancadas estavam descascando e o nível do chão estava totalmente irregular”, diz a arquiteta. Uma mudança radical precisava acontecer.
Veja também:
+ Antes e depois: confira a transformação dessa cozinha de fazenda vintage
+ Casal compra bangalô dos anos 1950 e transforma em residência luxuosa. Veja antes e depois!
+ Quintal pequeno vira “oásis mediterrâneo” após reforma; veja antes e depois
Inna manteve igual o layout da cozinha reformada ao da antiga. Porém, ela retirou a parede que dividia a cozinha da sala de estar. Seu objetivo era criar uma cozinha com conceito aberto, pois isso gera maior fluidez entre os cômodos, melhorando a iluminação do local. Com esse ganho, Kovalinskiy instalou, em seguida, uma ilha de cozinha nesse espaço. Com isso, a família também passou a ganhar, assim, mais espaço de armazenamento.
Além disso, a arquiteta trocou o antigo piso por um novo carpete de madeira. A fim de transmitir uma ideia de continuidade, ele se estende da cozinha até a sala de estar ao lado. Consequentemente, isso dá a ilusão de um ambiente muito maior do que ele é na realidade.
Veja também:
+ Reforma total: casal tailandês compartilha antes e depois de reforma que durou 8 meses
+ Bancada para cozinhas pequenas: como fazer a integração com conceito aberto
+ Que tal um chuveiro na cozinha? Apartamento em NY tem!
Embora alguns armários tenham sido perdidos com a demolição da parede, Inna encontrou, então, uma solução inteligente para driblar esse problema. Os armários atuais são mais longos e se estendem até o teto, ganhando mais espaço de forma vertical. Esse truque também é muito útil para enganar os olhos, dando a impressão de um teto mais alto. Por fim, a designer optou por gabinetes escuros, para aumentar o contraste em relação ao fundo branco da cozinha.
“A minha parte favorita, definitivamente, é o layout”, diz Inna. “A cozinha de conceito aberto, com certeza, foi a escolha certa para essa família.” Agora, o cômodo parece mais espaçoso e muito melhor iluminado. Esse projeto é, portanto, o exemplo perfeito para ilustrar que é possível, sim, conciliar o que há de melhor entre o design e a funcionalidade, de modo fácil e acessível.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br